Mármore e Granito em Santos | São Vicente | Praia Grande | Guarujá | Baixada Santista – Mamoraria JBR
Marmoraria em Chico de Paula | Marmoraria no Saboó | Marmoraria na Caneleira | Marmoraria no Centro – Mamoraria JBR
Mármores e Granitos
- Primeiramente, é interessante saber as principais características desses materiais. Mármores e granitos são rochas naturais compostas, em sua maioria, por cristais de um ou mais minerais, responsáveis pela pigmentação do material.Por suas próprias características naturais, esses materiais sofrem desgastes com o tempo e estão submetidos a alterações em sua aparência, por uso, contato com o meio e agressões sofridas por agentes externos. Porém, é possível postergar essas alterações.Os principais danos causados a esses materiais são:
- Riscos: causados, principalmente, por tráfego intenso de pessoas, uso de saltos, resíduos abrasivos, reposicionamento de móveis, rodinhas com acúmulo e sujeira e unhas de cachorro;
- Ácidos: materiais de baixo PH, como detergente, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos de frutas, vinagre, sapólio, água sanitária, amoníaco, hipocloreto de sódio, soda cáustica, querosene, ácido muriático e demais produtos corrosivos ou ácidos;
- Alcalóides: materiais com alto valor de PH, como alvejantes;
- Manchas: causadas por derivados de petróleo, materiais ferrosos, refrigerantes, óleos em geral, vinho e produtos com corantes fortes.
Limpeza e manutenção
Primeira limpeza
Após ser instalada, a peça pode apresentar resquícios da massa utilizada na colocação. Para removê-los, basta passar, cuidadosamente, palha de aço na pedra seca.
CUIDADO! Todo e qualquer pedaço de palha de aço que ficar na pedra, deve ser removido imediatamente, pois em contato com a água, pode oxidar e manchar a pedra.
Mantendo a beleza da pedra
A manutenção deve ser feita de acordo com a freqüência de uso, limpando, lavando, secando e encerando. Para limpar, recomenda-se remover as pequenas partículas sólidas encontradas na pedra, com um pano úmido, e as maiores, com uma vassoura para evitar riscos.
Com a pedra limpa, lave bem o pano para remover a sujeira em água corrente, molhe-o em um balde com água e sabão de coco ou detergente de PH neutro, torça bem e passe sobre toda a superfície da pedra para remover o restante da sujeira, depois passe o pano molhado e torcido somente em água para retirar o excesso do sabão. Em seguida, passe um pano macio seco para secar totalmente a pedra.
Para finalizar, passe uma flanela com cera incolor em pasta em toda a superfície da peça. Em seguida, utilize uma palha de aço, cuidadosamente, para lustrar, não esquecendo de remover as partículas da palha que ficarem na pedra. Para pisos, a ideal é diluir cera líquida incolor em água, molhar e torcer bem o pano e passar por toda a superfície.
Atenção! Este procedimento não deve ser repetido diariamente. O ideal para residências, é que pias, lavatórios e bancadas em geral sejam enceradas mensalmente. Já pisos, podem ser encerados quinzenalmente, sempre lembrando que a cera o torna mais escorregadio, necessitando de cuidado ao trafegar.
- Pano úmido e água é a melhor maneira de manter mármores e granitos sempre limpos.
- Evite que óleos ou gorduras entrem em contato as peças, principalmente as de mármore. Em caso de contato, remova o produto imediatamente para evitar manchas permanentes.
- Em peças com acabamento flamejado, apicoado, levigado ou jateado podem ser limpas com ácido muriático e vassoura de piaçava, pois encardem mais facilmente. Siga a proporção: 5 partes de água para 1 parte de ácido.